domingo, 30 de outubro de 2011

Da série : "Quando você ataca de DJ avulso por aí"

De várias e várias (pra não dizer várias) coisas que acontecem quando se é músico ou jornalista por aí num dia qualquer é o inevitável convite para ser "apertador oficial do play" em festas temáticas e afins.

Pois bem, essa "honra" é feita de tempos em tempos para que as pessoas encontrem seus caminhos de paz e felicidade enquanto o cara da "playlist" se vira como pode para entreter o público sem o tal "repeat" aleatório.

Esse mês pude experimentar (de novo!) essa sensação de "atacar" de "Disc Jockey". O referido profissional seleciona e roda as mais diferentes composições, previamente gravadas para um determinado público alvo, e trabalha seu conteúdo na diversidade em pistas de dança de bailes, clubes, boates e danceterias.

A experiência do Skabilly Attack que rolou na véspera do feriado esse mês foi bem bacana, sou fã assumido de Ska e toco trombone.

Mas o que me chamou a atenção em tudo isso foi a diversidade encontrada ao conversar com o público presente: "Você deveria tocar isso... e aquilo também!" ou até mesmo "tenho 35 anos, queria que você tocasse algo mais oitentista...". Nunca se sábado o que todo mundo quer e não se pode agradar mineiros e goianos.

Ao pensar nessas coisas, decidi escrever sobre musicas pra deixar qualquer festa legal e agradável de acordo com a idade dos presentes. Só que antes de preparar drinques, comidinhas, gelo e Engov, pense em qual som vai jogar nas caixas. Esta pode ser a diferença entre uma balada de verdade e uma brincadeira dançante.

Pessoas de 15 a 25 anos: Eminem, Racionais, Beastie Boys, Prodigy, Chemical Brothers.
Pessoas de 25 a 30 anos: Underworld, Fat Boys Slim, Darren Emerson, Orbital, Propeler Heads, Crystal Method, Daft Punk, Air, Groovie Armada, ATB.
Pessoas de 30 a 40 anos: U2, Talking Heads, Rolling Stones,The Police, Buena Vista Social Club, Devo.
Pessoas de 40 a 50 anos: Rolling Stones, Caetano, Gil, Beck, João Gilberto, Marisa Monte.
Pessoas acima de 60 anos…Esses Clássicos Tão Populares, Eagles, Os Três Tenores, Agnaldo Rayol, Altemar Dutra Júnior, Nelson Gonçalves.
Pessoas acima de 70 anos…Janelas anti-ruído na casa.
Pessoas agonizantes: Caetano em italiano.

Funciona! Pode testar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário