segunda-feira, 9 de agosto de 2010

'Back in Black' completa 30 anos de lançamento

Na história da música e, principalmente, do rock, há vários álbuns que se tornaram lendas. Uns pela atmosfera, outros pela estética, outros pela vendagem ou por todas essas e outras coisas juntas. Que é o caso de “Back in Black”, do AC/DC.

Do disco, sucessor de "Highway to Hell" (1979), saíram alguns dos, ou seria mais justo dizer os maiores clássicos do grupo australiano liderado por Angus Young. "Hells Bells", "Shoot to Thrill", "What Do You Do for Money Honey", "Giving the Dog a Bone", "Let Me Put My Love into You" e "Back in Black".

É dessa época que vem toda a velha mística das bandas satanistas, aliadas do 666 e outras extra bobagens “meia meia meianas”, com o perdão do pleonasmo. Mas fato é que a morte do então vocalista Bon Scott (por intoxicação alcoólica em 19 de fevereiro de 1980), pouco depois da gravação do disco foi também decisiva para o sucesso de "Back in Black", lançado em 25 de julho do mesmo ano.

Hoje, 30 anos mais tarde, a voz de Bon Scott continua a empolgar uma legião de baby metals ou veteranos. Tanto que “Back in Black" vendeu mais de 50 milhões de cópias, ficando atrás apenas de outro lendário disco: "Thriller" (1982), de Michael Jackson.

Por essas e tantas outras lendas ou histórias reais que envolvem o processo de produção, que o agora balzaquiano “Back in Black” estará sempre rolando em alguma vitrola de agulha ou mp3.

Um comentário:

  1. Aquele que se diz um verdadeiro apreciador do bom e velho rock in roll, roqueiro, atualmente headbanger, tem que ter essa verdadeira pérola em sua coleção, pois esse disco foi/é um marco na música mundial...
    faixas como "Shoot to Thrill","Back in Black" ,
    "You Shook Me All Night Long" e "Rock And Roll Ain't Noise Pollution" são cantadas em uníssimo som pela multidão, seja ela jovem ou adulta,em qualquer show do AC/DC....

    ResponderExcluir