quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Nine Inch Nails: acabou ou não acabou?!

No início desse ano, Trent Reznor, vocalista do Nine Inch Nails anunciou que a banda estaria dando adeus aos palcos. "2009 marca o aniversário de 20 anos de nossos primeiros lançamentos. Estive pensando e agora é a hora de desaparecer por um tempo", declarou o cantor.

Em setembro, o grupo deu adeus aos palcos depois de mais de 20 anos de estrada (pelo menos é o que havia ficado explícito), com um show de mais de três horas no Wiltern Theater, em Los Angeles. Logo após o show de despedida, a banda leiloou os instrumentos.

A novidade agora é que o vocalista Trent Reznor divulgou no site oficial do grupo que os fãs podem esperar material novo do NIN para 2010 e que também vai lançar trabalhos de um novo projeto. "Tenho algumas coisas planejadas para 2010, incluindo novo material do Nine Inch Nails e alguma coisa que não é do Nine Inch Nails", contou Reznor, depois de desejar boas festas aos fãs e agradecer pelo ano "excepcional". "Estou redescobrindo e reinventando os sentimentos estranhos e incertos, [e de saber] exatamente do que eu preciso", acrescentou ele.

Resta esperar pelo próximo ano para conferir o novo material e saber se o NIN realmente acabou ou não.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Pré-venda da edição de luxo do DVD "Metallica: Orgulho, Paixão e Glória"


A edição de luxo do DVD "Orgulho, Paixão e Glória", com 2 DVDs e 2 CDs, foi disponibilizada para pré-venda através do Submarino. Ainda de acordo com o site, o lançamento nacional desta versão está previsto para o dia 26 de Janeiro. Para comprá-la, basta clicar aqui.

Para mais informações sobre o DVD, basta visitar a página de videografia do Metallica Remains, clicando aqui.

Fonte: Metallica Remains

O Poeta do Rap está de volta

Politizado, dinâmico, direto, crítico, sagaz, inteligente. Esses são só alguns dos adjetivos que podem ser usados para ilustrar o rap feito pelo brasiliense GOG, o Poeta do Rap Nacional. Ativista na Capital Federal, o rapper não deixa por menos e mostra mais uma vez todo o seu brilhantismo em “Ponto Phinal”, novo single, em que escreve sobre o “Mensalão do DEM” e todo o escândalo envolvendo o atual governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda.

Assim como em “Brasil com P”, GOG usa a letra “P” em todos os versos de “Ponto Phinal”, que tem três minutos e vinte segundos de duração.

Ouça abaixo:


quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal Vitroleiros!!!!

Não importa se o velho batuta é heavy, é rock, é pop, é reggae...O mais importante é que nunca falte acordes e muita harmonia!

Feliz Natal para todos!!!

Equipe VitrolaNews

“Dingonbél” nada!!!

Esse post já é tradicional no Vitrola nessa mesma época do ano. Então como em time que está ganhando não se mexe, vale a pena ver de novo:

Todo ano é a mesma coisa quando chega o mês de dezembro. Natal, comércio enfeitado, o apelo capitalista para atrair os compradores, e, é lógico, Papai Noel. Mas também é daí que me vem uma das lembranças mais engraçadas e marcantes. Impossível não lembrar, nesta data, dos versos urrados, em cima de três acordes, “Papai Noel Filha da Puta rejeita os miseráveis!!!!!".

Foi com esse espírito que, no final dos anos 70 e início dos anos 80, surgiu na região do ABC paulista uma das principais bandas punks do país: Garotos Podres. Influenciados pelo movimento Punk que estava no auge à época, os Garotos subiram ao palco pela primeira vez em Santo André, num evento que reuniu vários grupos de vários estilos musicais em prol do Fundo de Greve dos Metalúrgicos do ABC. Nada mais oportuno para uma molecada que queria rasgar o verbo e detonar o sistema.

O primeiro álbum, clássico do punk, é até hoje uma grande referência musical. Do disco "Mais Podres do que Nunca" saíram, com o perdão do trocadilho para uma banda punk, hits como "Johnny", a já citada "Papai-Noel Filho da Puta", "Maldita Polícia". Depois daí a banda seguiu lançando novos discos (Pior que Antes – 1988, Canções para Ninar – 1993, Rock de Subúrbio - LIVE! – 1995, Com a Corda Toda – 1997, Live In Rio – 2001, Garotozil de Podrezepam 100mg – 2003) e tocando em todo o cenário underground nacional, tornando-se referência de atitude e protesto.

Hoje os Garotos cresceram, mas seguem fazendo o que gostam e aquilo que desde o início atraiu mídia e o público: letras politizadas e irônicas, carregadas de sarcasmo e humor negro.
Apesar de fazerem parte da história do rock do país, os músicos nunca sobreviveram só de música, todos os integrantes têm outras atividades que lhes garantem o sustento e a sobrevivência da banda. Mas o melhor disso tudo é que no sub-mundo continuam com a liberdade para fazer música da maneira mais livre e que bem entendem. Dessa forma, o Papai Noel, que “nunca esquece de ninguém”, jamais será esquecido também por qualquer um de nós, Garotos Podres ou não.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

“Tianastácia no País das Maravilhas” é uma odisséia ao bom e velho BRock

“Tianastácia no País das Maravilhas” é o nome do mais novo álbum do grupo mineiro Tianastácia. A Tia, como os fãs carinhosamente chamam a banda, ficou quatro anos sem dar as caras com um trabalho novo. Mas a demora foi compensada com um disco de excelente qualidade.

O bom humor e a temática cachaça, balcão e boteco continuam presentes no novo trabalho da trupe. Depois da intro “TPM”, “Nobody” mostra um lado high-tech dos mineiros. Guitarras pesadas, com um riff marcante e uma pitada tecno dão as boas vindas. Em seguida “Guardanapo de Boteco” e “A Boa”, que mostra um lado mais setentista da banda, dão continuam a uma série de músicas novas.

O grupo faz, ainda, um revival e brinda os fãs com belíssimas regravações de “Faroeste Cabloco”, da Legião Urbana, e “Balada do Louco”, um dos grandes clássicos dos Mutantes. Destaque também para as músicas “Londres”, “Ar Condicionado”, a mais punk-rock do disco, e “Paz”.

O álbum, que acaba de chegar às lojas, pode ser baixado gratuitamente na íntegra, no site da banda. Clique aqui para conferir “Tianastácia no País das Maravilhas”.

Stone Temple Pilots prepara successor de “Shangri-La Dee Da”

Em entrevista à revista Spinner, o vocalista do Stone Temple Pilots, Scott Weiland, disse que falta pouco para o novo disco ficar pronto. O sucessor de ‘Shangri-La Dee Da’ (2001) será o primeiro registro desde que a banda se reuniu, no ano passado.

Segundo Weiland, nove das prováveis onze faixas oficiais do disco já estão prontas. “Também teremos lados-B para Japão, Reino Unido e resto da Europa, completando um total de 14 músicas”, acrescentou.

Para conseguir concluir o álbum e lançá-lo ainda no primeiro semestre de 2010, o grupo cancelou todas as apresentações marcadas para o final deste ano.

Novo álbum de Ozzy em 2010

Dois anos depois de lançar Black Rain, último álbum de estúdio, o cantor Ozzy Osbourne anunciou o lançamento de um novo álbum para 2010. O disco, batizado de “Soul Sucka” deve chegar às lojas em junho. "Let It Die", "Diggin' Me Down" e "Soul Sucka" são algumas das músicas do novo álbum.

Uma das grandes mudanças para o novo trabalho é a entrada do Gus G. no lugar de Zakk Wylde.

“Soul Sucka” está sendo produzido por Ozzy e Kevin Churko.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Versu2 lança o primeiro clipe

Para celebrar o ano em que o Rap bateu forte em Salvador, o grupo Versu2 lança nesta sexta-feira (18/12) seu primeiro vídeo clipe. Batizado de "Segredo da Harmonia", o vídeo é dirigido por Felipe Franca. A estréia do primeiro trabalho audiovisual do grupo é um brinde a 2010 - ano que já começa com novidades: como o concurso de remix, da música tema do clipe, que será lançado no primeiro dia do ano, e o EP "A Arte da Cegueira VS A Crise do Silêncio" - trabalho paralelo ao lançamento do disco oficial, também previsto para o primeiro semestre do ano.

Com imagens captadas em um só dia, o clipe mostra um pouco da realidade das ruas do centro de Salvador, onde o grupo se formou e se consolidou como um dos mais importantes nomes do rap baiano da atualidade. Vale destacar as belíssimas tomadas em movimento e edição caprichada do primeiro clipe do grupo.

O vídeo será apresentado ao público durante a última Guetto Star do ano, que acontece neste sábado (19/12) na Zauber Multicultura e contará com a presença de Kamau, Daganja, MC Dimak, além claro, do grupo Versu2, que virá com um novo formato de show.

No espaço também haverá exposição de grafitti e customização de produtos, além de venda de materiais independentes e culinária vegan.

Guetto Star arte.diversão.rua.conceito
Data: 19 de dezembro
Onde: Zauber Multicultura (Lad. da Misericórdia, 11 - Atrás da Prefeitura - Centro)
Horário: Às 22h
Quanto: R$10
Atrações: Kamau (SP), Versu2, Daganja, Dj Gug e MC Dimak

Confira "Segredo da Harmonia":


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Coletânea digital reúne grandes nomes do rock nacional

Ultraje a Rigor, Ira!, Pitty, Cachorro Grande, Mukeka Di Rato, Dead Fish são alguns dos nomes que estão na coletânea digital “Presente 2”, produzido pela gravadora Deckdisc.

No setlist raridades e covers, como a releitura do Ira! de "Garota de Ipanema", clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, a versão da banda baiana Vivendo do Ócio para "Break On Through", do Doors, e a interpretação de Vitor Araújo para "Paul's Piano Piece", integrada ao Let It Be... Naked, do Beatles.

Strike ("No Veneno"), Catch Side ("Independente Futebol Clube"), Gram ("Meu Reflexo"), Reação em Cadeia ("Perdi Você") e Matanza ("El Rey") completam os nomes da coletânea.

A compilação de músicas pode ser escutada via streaming, no site da Deckdisc.

"Meus interesses musicais me levaram a uma direção diferente"

O guitarrista John Frusciante confirmou que está mesmo fora do Red Hot Chili Peppers. Essa é a segunda vez que o músico deixa a banda. A primeira vez, em 1992, Frusciante foi obrigado a largar o grupo para se tratar da dependência química.

Segundo confirmação do próprio guitarrista, já tem um ano que ele decidiu seguir outros rumos na carreira e dessa vez "não houve drama nem raiva e os outros caras foram muito compreensivos”. Ainda no mesmo comunicado Frusciante disse que se orgulhava do seu trabalho no Red Hot, mas que continuar fazendo aquele tipo de música ia contra sua natureza.

Até o momento o vocalista Anthony Kiedis, o baixista "Flea" e o baterista Chad Smith não se pronunciaram sobre quem irá ocupar o posto ocupado por Frusciante. No momento os músicos estão no estúdio preparando o próximo álbum do grupo.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Primeiro DVD ao vivo do Suicidal será lançado em janeiro de 2010

‘Live at The Olympic Auditorium’, esse é nome do mais novo trabalho de Mike Muir e companhia. O DVD, previsto para chegar às lojas a partir de 26 de janeiro de 2010, será lançado pelo selo Suicidal Records (da própria banda).

Ao todo são cerca de 80 minutos de duração, com um repertório de 16 músicas. Apesar dos quase 30 anos de carreira, esse é o primeiro registro oficial em vídeo feito pela banda californiana. Entre os clássicos escolhidos para o registro estão ‘War Inside My Head’ e ‘Institutionalized’.
Confira todas as músicas que estão no DVD:

01. Intro
02. I Shot Reagan
03. War Inside My Head
04. Subliminal
05. Ain't Gonna Take It
06. Suicidal Failure
07. We Are Family
08. Possessed To Skate
09. I Saw Your Mommy
10. Waking The Dead
11. Show Some Love... Tear It Down!
12. Cyco Vision
13. Two-Sided Politics
14. Won't Fall In Love Today
15. Institutionalized
16. Pledge Your Allegiance

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Frusciante fora do Red Hot Chili Peppers?

O site americano MusicRadar publicou ontem uma bomba para os fãs do Red Hot Chili Peppers. Depois da banda ter evitado falar do assunto o máximo possível, uma fonte ligada à publicação afirmou que o guitarrista John Frusciante não faz mais parte da formação do quarteto californiano.

De acordo com o site, o guitarrista estaria muito mais interessado em seu trabalho-solo do que nas grandes turnês ao lado de Anthony Kieds, Chad Smith e Flea. Por isso, teria pedido demissão do posto que voltou a ocupar em 1999, antes das gravações do disco Californication.

"Mentalmente, John já havia desistido da banda há muito tempo. Ele está mais interessado em fazer sua própria música, trabalhar em seus discos", comentou a fonte, em entrevista ao site americano. "Todo esse maquinário de grande banda de rock não interessa mais para ele."

As evidências recentes apoiam as declarações publicadas pelo Music Radar. No meio deste ano, Frusciante concedeu uma entrevista ao próprio site citado, quando pediu para ser chamado de "guitarrista" ao invés de "guitarrista dos Chili Peppers". Na mesma conversa, hesitou muito antes de responder uma simples pergunta sobre os planos da banda, limitando-se a dizer que "não havia nada."

Em entrevista à Classic Rock Magazine, Chad Smith acabou sem querer dando apoio para a polêmica. Naquela ocasião, o músico não respondeu uma pergunta sobre o envolvimento de Frusciante nos projetos futuros, dizendo ter sido orientado a "manter-se longe das perguntas sobre John."

Mas a maior das indicações da saída do guitarrista veio em maio, quando Frusciante não subiu ao palco com o resto do grupo e com o músico Bob Forrest no show beneficente MusiCares MAP. Em seu lugar, esteve o também californiano Josh Klinghoffer, apontado como substituto oficial de Frusciante.

"Klinghoffer está tocando com os Peppers há alguns meses", declarou a fonte do Music Radar. "Para ser otimista, a banda está tentando fechar um substituto para John, que aparentemente está deixando o grupo. Ele é um músico extremamente popular no cenário de Los Angeles."

Só para citar alguns, Josh já integrou gravações de artistas como Perry Farrell, PJ Harvey, Spleen, Neon Neon, Gnarls Barkley, Ataxia, Bob Forrest e do próprio Frusciante, com quem dividiu a gravações dos discos Shadows Collide With People, The Will to Death, Inside of Emptiness, A Sphere in The Heart of Silence e The Empyrean.

No palco, o multiinstrumentista já excursionou com os veteranos do rock alternativo Vincent Gallo e Butthole Surfers, com a musa indie PJ Harvey, com Beck e até mesmo com os próprios Chili Peppers, durante a turnê do disco Stadium Arcadium.

"A grande questão a ser considerada agora é a seguinte: Josh pode escrever grandes canções?", perguntou a fonte ligada ao Radar. "Será que ele consegue levar a banda adiante? Todo mundo sabe que ele é um ótimo guitarrista, mas o Chili Peppers precisa de alguém que tenha um material incrível para voltarem novamente para a estrada."

Fonte: Virgula.com.br

domingo, 13 de dezembro de 2009

Começa a venda de ingressos para show extra do Metallica em São Paulo

A partir da zero hora desta segunda-feira, 14, começa a venda de ingressos para o show extra que o Metallica faz em São Paulo, no dia 31 de janeiro de 2010.

Em um primeiro momento, os ingressos estarão disponíveis apenas pela Internet. Às 9h, será liberado o atendimento pelo call center (4003-8282) e, às 10h, nos postos autorizados. Os valores são os mesmos: R$ 150 (arquibancada laranja), R$ 170 (arquibancada azul e vermelha), R$ 190 (arquibancada vermelha especial), R$ 250 (pista e cadeira inferior) e R$ 500 (pista vip).

Para o primeiro show no Morumbi, que acontece no dia 30 de janeiro, não há mais meia-entrada de estudante para pista, pista vip e arquibancadas. Além disso, diversos outros setores já estão esgotados.

Os shows fazem parte da turnê do álbum Death Magnetic, que também tem escalas confirmadas na Costa Rica, Panamá, Colômbia e Venezuela. Antes de chegar a São Paulo para os dois shows, James, Lars, Kirk e Trujillo se apresentam em Porto Alegre, no estádio Zequinha, dia 28 de janeiro.

Festival gratuito reúne diversos nomes da música em prol do planeta

Acontece neste domingo, no Parque da Independência, em São Paulo, o concerto ANDA – Música e Consciência: pelos animais e pelo planeta. Ao todo serão seis horas de shows gratuitos. Entre os nomes que já confirmaram presença Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra, Fernanda Porto (foto), Projeto Pequeno Cidadão, Palavra Cantada, Banda Stevens, Robson Miguel, Fernando Anitelli, Gabriela Veiga, Galdino Octupus e Willians Marques (Teatro Mágico).

Além dos shows, o evento terá a participação de atores para chamar a atenção sobre a necessidade de melhorarmos nossas atitudes para que possamos construir um mundo melhor. Estão previstas, ainda, oficinas de arte paralelas, com foco no envolvimento do público infantil.

Este é o primeiro show realizado no Brasil com a proposta de levar uma mensagem de convivência pacífica e ética com todos os seres, e está na agenda de São Paulo para o Encontro de Copenhague, que reúne representantes de cerca de 200 países até o dia 18 de dezembro para a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Concerto ANDA – Música e Consciência:
Quando: Dom 13/12 às 11:00
Quanto: Entrada Franca
Onde: Parque da Independência
Endereço: Avenida Nazareth s/n – junto ao Museu do Ipiranga

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Nóia-BA: Rock baiano tipo exportação

Misture uma porção de O Rappa, com Manu Chao e Bob Marley. Adicione um pouco de Legião Urbana, Jota Quest, Faith No More, Raul Seixas e outras coisas mais. Parece coisa de maluco?! Sim, porque não? Afinal, foi de tantas e tantas viagens, conversas, idas e vindas pelas ruas da Bahia que nasceu o projeto Nóia-BA (leia-se Noiaba). O nome é uma gozação com o termo “noiado”, que na gíria baiana é uma versão mais atual para maluco beleza.

O que era só mais um projeto dos irmãos Cristian e Gabriel Levy, músicos profissionais e já com carreiras consolidadas na Bahia, acabou virando coisa séria, assim que a primeira música vazou na web. “Minha Praia”, primeiro single, foi feito na base da brincadeira, influenciado pelo trabalho dos camelôs, que vendem de tudo um pouco na praia do Porto da Barra, em Salvador, local preferido dos músicos nas horas vagas. Não é preciso ouvir mais do que uma vez para ficar com o refrão “Na minha praia tem de tudo...” martelando na cabeça.

Apesar da boa qualidade de gravação e do excelente arranjo, o Nóia-BA era para ser só mais um passatempo dos irmãos, que nos intervalos de gravações com outras bandas sempre aproveitavam o estúdio para criar outros sons unindo diferentes influências. Só que pelo visto o som (que caiu no gosto da galera) ainda vai render muitos frutos para o grupo que, aos poucos está conquistando cada vez mais espaço na cena alternativa soteropolitana.

Completam a banda o guitarrista Porquinho e o baixista Eduardo, também conhecidos na cena baiana.

Além de “Minha Praia”, no myspace é possível conferir “Oxigênio Planeta”, que mostra uma pegada bem rock´n roll, com destaque para o excelente riff de guitarra, alternado com uma bela linha melódica, e “Bom Dia!”.

Para curtir o som acesse o www.myspace.com/noiaba.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Metallica marca show extra em São Paulo para dia 31 de janeiro

A agenda de shows do Metallica no Brasil ganhou uma data extra para São Paulo. A banda, que já se apresenta na capital paulista no dia 30 de janeiro no Estádio do Morumbi, vai repetir o show no dia 31 no mesmo local. Antes disso, James Hetfield (voz e guitarra), Lars Ulrich (bateria), Kirk Hammett (guitarra) e Robert Trujillo (baixo) passam por Porto Alegre, no dia 28 do mesmo mês, para tocar no Estádio Zequinha.

Em São Paulo, com capacidade para 68 mil pessoas, as entradas saem a R$ 150 (arquibancada laranja), R$ 170 (arquibancadas azul e vermelha), R$ 190 (arquibancada vermelha especial), R$ 250 (pista e cadeira inferior), R$ 300 (cadeira superior) e R$ 500 (pista vip). Para o show do dia 30 as entradas já estão à venda (está esgotada apenas meia-entrada para pista vip).

Para o show extra os ingressos começam a ser vendidos no próximo dia 14 em etapas: a partir da meia-noite pela internet, a partir das 9h pelo telefone 4003-8282, a partir das 10h nos pontos de venda credenciados e a partir das 12h na bilheteria oficial do show, no estacionamento anexo do Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.981, Santo Amaro). Clientes dos cartões Credicard, Citibank e Diners podem comprar com antecedência, entre 11 e 13 de dezembro.

Os ingressos para o show de Porto Alegre, que tem capacidade para 27 mil pessoas, custam R$ 120 (pista/arquibancada no 1º lote - R$ 140 no 2º lote), R$ 160 (cadeira) e R$ 250 (pista vip). As vendas estão abertas pela internet, pelo telefone 4003-8282, nos pontos de venda credenciados e na bilheteria oficial do show na Loja Multisom (rua dos Andradas, 1.001, Centro).
Na estrada desde outubro de 2008, o show já esgotou ingressos nos Estados Unidos, Inglaterra, Suécia, Canadá, Alemanha, Bélgica, França e Holanda, e, só em 2009, teve mais de 70 apresentações.

METALLICA EM PORTO ALEGRE
Quando: 28/01 (quinta-feira), a partir das 21h30
Onde: Estádio Zequinha (av. Assis Brasil, 1.200)
Quanto: R$ 120 (pista e arquibancada de 1º lote - R$ 140 no 2º lote), R$ 160 (cadeira) e R$ 250 (pista vip)
Ingressos: pela internet, pelo telefone 4003-8282, nos pontos de venda credenciados e na bilheteria oficial do show na Loja Multisom (rua dos Andradas, 1.001, Centro)
Censura: 16 anos; de 12 a 15 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis.

METALLICA EM SÃO PAULO
Quando: 30/01 (sábado), a partir das 21h30, e 31/01 (domingo), a partir das 20h30
Onde: Estádio Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1, Morumbi)
Quanto: R$ 150 (arquibancada laranja), R$ 170 (arquibancadas azul e vermelha), R$ 190 (arquibancada vermelha especial), R$ 250 (pista e cadeira inferior), R$ 300 (cadeira superior) e R$ 500 (pista vip)
Ingressos: pela internet, pelo telefone 4003-8282, nos pontos de venda credenciados e na bilheteria oficial do show, no estacionamento anexo do Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.981, Santo Amaro); para o show do dia 31 a venda será nos mesmos canais a partir de 14/12
Censura: 16 anos; de 12 a 15 anos somente acompanhados dos pais ou responsáveis.

Fonte: Uol Música

A hora e a vez do Black Metal

Bem antes de muito “baby metal” largar a fralda ou deixar a chupeta de lado para começar a fazer cara de mau, um trio inglês já abalava as estruturas do cenário underground com o som mais extremo ouvido até os dias de hoje: Venom.

Considerados os pais do black metal, o Venom sempre teve o inferno como grande inspiração, motivo pelo qual muitos fãs afastaram-se do grupo. Mas nada que fizesse diferença, já que desde o primeiro álbum "Welcome To Hell", lançado pela Neat Records, o que se via era uma legião de seguidores, onde quer que o trio estivesse.

Agora, quase trinta anos após o início das atividades, o Venom está de volta ao Brasil com sua nova formação. Depois de um tempo parado, o trio voltou aos palcos em 2000, ainda liderado pelo vocalista e baixista Cronos, único remanescente da formação original, que contava também com o baterista Abaddon, e o guitarrista Mantas. Para os postos foram convocados Rage (Guitarra) e Danté (Bateria).

Pesado, extremo e agressivo como sempre, o trio chega ao Brasil para um show único, no próximo dia 12 de dezembro, em São Caetano do Sul, São Paulo. Sem dúvida, a oportunidade será a primeira para que muitos tenham uma verdadeira lição do que é o verdadeiro black metal.

Serviço: Venom no Brasil

Data: sábado, 12 de dezembro
Horário: 22 horas
Local: Victória Hall
Endereço: Rua Baraldi, 743, São Caetano do Sul – SP
Fone: (11) 4224-6860
http://www.victoriahall.com.br/

*Colaborou com essa nota Cláudio Costa.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Stanley Jordan e Armandinho tocam juntos em São Paulo

O guitarrista norte-americano Stanley Jordan está no Brasil acompanhado de Ivan “Mamão” Conti (bateria), integrante do lendário grupo Azymuth, e Dudu Lima (baixista)no baixo acústico, elétrico de 4, 5 e 6 cordas e fretless, com quem alcançou um entrosamento e uma química quase mágicas. Nesta quarta-feira (09/12), a partir das 20 horas, no Centro Cultura Fiesp, o power trio do guitarrista receberá a participação especial de Armandinho Macedo na guitarra baiana e no bandolim. No repertório clássicos da música brasileira e da bossa nova, além dos standards do jazz, Jimi Hendrix, Beatles e músicas autorais do guitarrista estadunidense.

Além da qualidade dos dois guitarristas, outro atrativo é o valor dos ingressos populares (R$ 10,00 e R$ 5,00).

Natural de Chicago, Stanley Jordan iniciou sua carreira tocando nas ruas de Nova Iorque e foi lançado como um artista de jazz. O músico, no entanto, mistura barroco e blues, sendo conhecido por sua peculiar técnica de tocar duas guitarras simultaneamente – com uma mão toca um solo de rock com distorção enquanto com a outra coloca um walking-bass jazzístico mais acordes.

O norte-americano participou do Montreal Jazz Festival, do Reno Jazz Festival, do V Festival de Blues and Jazz de Guaramiranga (Ceará/ Brasil) e recebeu diploma em teoria musical e composição da Universidade de Princeton. Aos 50 anos de idade, dos quais 28 de carreira, a discografia do guitarrista conta com 14 discos. O álbum Magic Touch (1985) recebeu duas nomeações para o Grammy e Disco de Ouro e o disco Cornucopia (Blue Note-1990) também foi nomeado para o Grammy.

Centro Cultural Fiesp Teatro Sesi São Paulo
Av. Paulista, 1.313 - Bela Vista - Oeste.
Telefone: 3146-7405.
Ingresso: R$ 10 (estudantes: R$ 5)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Manu Chao volta ao Rio com sua “Tombolatour”

O francês Manu Chao, acompanhado de sua banda Rádio Bemba, traz de volta ao Rio de Janeiro a turnê “Tombolatour”, que já passou pela cidade no início desse ano. O Show que acontece na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, é formado basicamente por músicas do último CD do cantor, “La Radiolina”, lançado na Europa, em 2007. A apresentação acontece dia 10 de dezembro, quinta-feira.

“La Radiolina” é o primeiro álbum de Manu Chao depois de cinco anos sem gravar. Como em outros trabalhos do cantor, o disco é marcado pelo experimentalismo e variedades de ritmos, que vão do reggae ao hip hop, passando pela música caribenha, flamenco e bolero. No repertório do show show, além de músicas de “La Radiolina”, estão previstos sucessos dos discos “Clandestino” (1998), “Próxima Estación: Esperanza” (2001) e “Radio Bemba Sound System” (2002).

A noite será aberta pela banda Rio Maracatu, vencedora do Prêmio TIM de música brasileira em 2007 como melhor grupo regional, e que nasceu em 1997, a partir da união de músicos pernambucanos e cariocas. Do Rio de Janeiro Manu Chao e sua banda seguem para Fortaleza, onde se apresentam no sábado (12/12).

SERVIÇO:
MANU CHAO E RÁDIO BEMBA – ABERTURA: RIO MARACATU

Quinta, 10 de dezembro
Fundição Progresso: Rua dos Arcos, 24, Lapa
Abertura da Casa: 22h
Ingressos: R$35 (meia) a R$100 (inteira)
Site: www.fundicaoprogresso.com.br

Nova música do Smashing Pumpkins é liberada para download

A banda Smashing Pumpkins acaba de liberar para download a primeira música do mais novo disco. A faixa, “A Song For a Son”, já pode ser ouvida e baixada gratuitamente no site oficial do grupo.

A música é uma das 44 canções do ousado projeto "Teargarden by Kaleidyscope", que deve ser lançado como uma série de downloads gratuitos. De acordo com a revista Rolling Stone, o líder do grupo Billy Corgan declarou que a intenção é disponibilizar, de graça, uma música de cada vez no site do Smashing Pumpkins. "Grátis quer dizer que você não precisará se cadastrar para nada. Você poderá baixar a música que quiser, quantas vezes quiser", disse.

No futuro, o objetivo é dividir as 44 faixas em 11 EPs limitados e, mais tarde, reunidas em uma caixa. Segundo Corgan, a banda deve fazer uma turnê mundial em 2010 para apresentar as músicas do novo projeto. O último disco dos Pumpkins foi "Zeitgeist", lançado em 2007.

sábado, 5 de dezembro de 2009

CPM 22 vai lançar quinto disco de estúdio no primeiro semestre de 2010

O quinto disco do estúdio do CPM 22, ainda sem título, será lançado no primeiro semestre de 2010. A banda, que encerrou nesta quinta-feira (3) o contrato com a gravadora Universal, já está em estúdio para gravar o sucessor de "Cidade Cinza", que saiu em 2007.

O grupo, que já tem três músicas prontas para o novo trabalho, está discutindo possibilidades de novas parcerias com outras gravadoras. Segundo a banda de Badaui, o fim do contrato foi "a falta de afinidade com seu antigo produtor em relação a identidade da banda, que sempre foi fiel a suas raízes".

Badaui (vocal), Luciano (guitarra), Fernando Sanches (baixo) e Japinha (bateria) embarcaram essa semana para a Europa, onde se apresentam em Londres no domingo (06) e em Lisboa na segunda-feria (07). Na próxima semana, a banda retorna ao estúdio para continuar as gravações.

"Cidade Cinza" foi vencedor do Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro no ano passado.

Fonte: Uol Música

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Festival Cena Musical Independente 2009 reúne novos nomes da música nacional

Neste sábado e domingo (5 e 6 de dezembro), o Memorial da América Latina, em São Paulo, vai ser palco de mais uma edição do Festival Cena Musical Independente. O evento reúne dez novos nomes da música brasileira atual. Todos foram escolhidos por um júri formado por profissionais da área musical. As atrações desse ano são: Tulipa Ruiz (foto), AlanDelon, Garotas Suecas, Milocovik, Juliana R., Pélico, Moxine, Culto ao Rim, Jalapeño e Rafael Castro e os Monumentais.

Ao todo o Festival 525 inscrições. Os contemplados receberão o prêmio no valor de R$ 5 mil, além da inclusão de uma música em CD coletânea do Cena Musical Independente.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival também terá espaços para bate-papo entre bandas vencedoras e o público. A programação de cada dia será composta por shows de cinco bandas inscritas selecionadas, com 30 minutos de duração, e grupos convidados ligados ao cenário da música independente. Entre os veteranos convidados a participar está o Ultraje a Rigor.

Serviço: Cena Musical Independente 2009
Sábado e domingo 05 e 06/12 às 16:30
Entrada gratuita
Local: Memorial da América Latina - Av. Auro S. de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - Oeste. Telefone: (11) 3823.4600

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Festival de Verão de Salvador anuncia atrações para 2010 e deixa a desejar

Festival de Verão ou Carnaval de Salvador antecipado?! Vai saber, mas a verdade é que a fórmula de misturar tudo que é ritmo, tão anunciada pela organização do festival baiano, parece mostrar-se enfraquecida ano após ano. Isso porque apesar do lema ser a diversificação de ritmos e tribos, em quatro dias de festa, o que parece é que cada vez mais o evento se prende a um mesmo formato, sem qualquer inovação, deixando a sua fórmula de sucesso ainda mais desgastada.

Muitas vezes fica até difícil saber se o Festival de Verão é mesmo um festival ou uma micareta (carnaval fora de época), devido ao número enorme de bandas de “axé-music”. Até aí tudo normal, e é mais do que óbvia a presença maciça dos artistas baianos. O problema é que ao menos a tal diversificação poderia realmente ser colocada em prática. Afinal, o público merece que o evento corresponda às expectativas.

Nomes como Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, Jammil, Asa de Águia e Psirico (para citar só alguns dos artistas que tocaram em praticamente todas as edições) podiam largar “o osso” ao menos um ano. Até porque, com exceção da Ivete Sangalo, que realmente faz do seu show uma mega produção, os demais não oferecem nada além do “basicão” nas suas apresentações em palco. Diferente do que sabem fazer quando estão em cima de um trio elétrico.

Para não perder força, o Festival tem algumas opções: investir numa reformulação dos artistas, abrir mais espaço para novos nomes da música baiana (não apenas nos palcos secundários, que quase sempre ficam sem público quando são obrigados a dividir o mesmo horário com o palco principal), diversificar mais o Line-Up (fugindo dos dinossauros da música baiana e que quase nada trazem de novo), ou então mudar de nome. Aí ofereço até uma sugestão, que tal Festival de Música Baiana de Salvador?

De qualquer maneira, vale enfatizar que, apesar das atrações quase sempre serem as mesmas e deixarem a desejar muito em 2010 (para quem esperava o anúncio do Metallica, ter que se contentar com o Akon, como atração internacional, é mesmo frustrante), o Festival tem também pontos positivos, como a infra-estrutura (espaço físico) e qualidade do som e luz nos palcos, além do preço dos ingressos, que acabam sendo justos.

Então, quem quiser arriscar, pode começar a se preparar que entre os dias 20 e 23 acontecerá a próxima edição do Festival de Verão de Salvador, no Parque de Exposições.

Confira a programação completa:
Quarta-feira (20/01)
Palco Principal:
NX Zero
Jorge e Mateus
Chiclete com Banana
Jammil
Parangolé

Boteco do Samba:
Pixote
Nosso Ritmo
Samba di Banda
Leandro Sapucahy

Concha Acústica:
Jau
Semente da Paz
Adão Negro
Cidade Negra
Margareth Menezes

Universitária:
Seu Maxixe
Saia Rodada
Arreio de Ouro
Namoro Novo

Quinta-feira (21/01)
Palco Principal:
Banda Eva
Paralamas do Sucesso
Ivete Sangalo
Aviões do Forró
Marcelo D2

Boteco do Samba:
Diogo Nogueira
Edil Pacheco
(Atração a confirmar)
Bambeia

Concha Acústica:
Detonautas
Jay Vaquer
Alex Góes
Enio e a Maloca

Universitária:
Ed Bala
Limão com Mel
Desejo Menina
Cavalo Doido

Sexta-feira (22/01)
Palco Principal:
Carlinhos Brown e Daniela Mercury
Caetano Veloso
Asa de Águia
Charlie Brown Jr.
Victor e Léo
A Zorra

Boteco do Samba:
Arlindo Cruz
Nelson Rufino
Bossa do Samba
Dhi Ribeiro

Concha Acústica:
Márcia Castro
Vania Abreu
Mallu Magalhães
Ana Cañas

Universitária:
Banda Pegação
Cavaleiros do Forró
Banda Magnifícos
Marco e Marcio

Sábado (23/01)
Palco Principal:
Tomate
Claudia Leitte
Akon
Revelação
Psirico

Boteco do Samba:
Revelação
(Atração a confirmar)
Mariene de Castro
Fora da Mídia

Concha Acústica:
iBahia Grage Band
Márcio Mello
(Atração a confirmar)

República Universitária:
Ébano
Cangaia de Jegue
Estakazero
Fred e Gustavo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ingressos para show de Eagle-Eye Cherry em SP já estão à venda

Já estão à venda os ingressos para o show que Eagle-Eye Cherry faz em São Paulo em 2010. O cantor sueco-americano se apresenta no dia 21 de janeiro, a partir das 21h30, na casa de shows Via Funchal.

Os ingressos custam R$ 100 (pista), R$ 140 (mezanino) e R$ 200 (camarote). Outros dois lotes para pista serão colocados à venda por R$ 20 a mais do valor a cada novo lote.

As entradas podem ser compradas pela internet, na bilheteria da casa (de segunda à domingo, das 12h às 22h), pelo telefone (11) 2144-5444 e nos postos de venda credenciados.

O show tem duração prevista de 90 minutos e casa tem capacidade para 6.000 pessoas. A censura da apresentação é 12 anos.

Entre outros hits, Eagle-Eye Cherry --irmão da também cantora Neneh Cherry e filho do trompetista Don Cherry-- fez sucesso com "Falling in Love Again" e "Save Tonight", ambas canções do álbum "Desireless" (1997).

EAGLE-EYE CHERRY EM SP
Quando: 21/01, a partir das 21h30Onde: Via Funchal (Rua Funchal, 65, Vila Olimpia)Quanto: R$ 100 (pista), R$ 140 (mezanino) e R$ 200 (camarote)Ingressos: pela internet, na bilheteria da casa (de segunda à domingo, das 12h às 22h), pelo telefone (11) 2144-5444 e nos postos de venda credenciados:
Newness Livros e Revistas: Av. Yojiro Takaoka, 4528, Loja 02, La Ville Mall - Alphaville, Santana do Parnaíba - Somente cartões de crédito Mastercard, Diners e Visa. Taxa de Conveniência: 18%
Fujji Turismo: Rua Tapajós, 33C, Guarulhos (paralela com Av. Paulo Faccini) - Somente cartões de crédito Mastercard, Diners e Visa. Taxa de Conveniência: 18%

Fonte: Uol Música

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Moinho lança CD e DVD ao vivo em São Paulo

No próximo dia 12 de dezembro (sábado), o Moinho apresenta, no Studio SP, o show de lançamento seu primeiro CD e DVD ao vivo. Produzido por Berna Ceppas e Kassin, "Moinho Ao Vivo" (EMI) foi gravado, em junho, no Circo Voador, na Lapa do Rio de Janeiro, onde tudo começou.

Criado, em 2004, por Emanuelle Araújo (voz), Lan Lan (voz e percussão) e Toni Costa (guitarra), o Moinho sobe ao palco ao lado de sua banda formada por Mauricio Braga (bateria), Pedro Mazzillo (baixo) e Nara Gil (vocais).

Com um repertório que reúne, com muito swing, samba, xote, baião, rap e rock, o Moinho toca seus grandes sucessos, como "Esnoba" (Márcio Mello), "Fim de semana" (Toni Costa/Lan Lan), "Doida de varrer" (Ana Carolina/Chacal), "Ela briga comigo" (Leleo/Bernardo Vilhena) e "Na Lapa" (Toni Costa/Lan Lan), além de releituras de "É de manhã" (Caetano Veloso), "Samba da minha terra" (Dorival Caymmi) e "Besta é tu" (Novos Baianos).

MOINHO
Show de lançamento do CD e DVD "Moinho ao vivo"
Data: dia 12 de dezembro (sábado)
Local: Studio SP (Rua Augusta, 591 - Centro - tel: 3129 7040)
Horários: 23h (abertura da casa) e 1h (show)
Preços: R$ 25,00 e R$ 20,00 (nome na lista). Só serão incluídos na lista de desconto os nomes enviados até 18h do dia do show. A lista vale até 1h e não garante acesso após a lotação da casa.
Lista: www.studiosp@studiosp.org